.

Páginas

Sobre o Blog

Esse blog foi criado para organizar e expandir meu conhecimento a respeito do estudo das emoções e sua linguagem.

Todo conteúdo a ser inserido aqui será baseado nas pesquisas de Paul Ekman, Ph.D, e, também, em minhas experiências enquanto pesquiso esse expert na linguagem das emoções.

Paul Ekman (1934, Washington DC) é um psicólogo estadunidense que tem sido pioneiro no estudo das emoções e sua relação com expressões faciais. Ele escreveu, foi co-autor e editou 15 livros, incluindo A linguagem Das Emoções e Telling Lies.Ekman foi nomeado um dos 100 psicólogos mais influentes do século XX pela Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) e foi nomeado, pela revista Time, uma das 100 pessoas mais influentes de 2009.

Ele tem sido consultor em expressões faciais para o FBI, CIA, as forças armadas americanas, advogados, juízes, e para a Pixar. A série "Lie To Me" é baseada largamente em suas pesquisas.

Minha paixão por entender como as pessoas se sentiam começou há 16 anos. Aos 8 anos de idade, devido a habilidade que meu pai tinha em decifrar as pessoas. Para mim era como se ele tivesse super poderes. Isso me influenciou a buscar conhecimentos a respeito do comportamento humano, e, anos mais tarde, descobri as pesquisas feitas por Paul Ekman, que desde então se tornou meu mentor.

Atualmente estou cursando psicologia e tenho direcionado meus estudos para a área de emoções e expressões faciais.

Vou compartilhar aqui o que tenho aprendido através desses anos de estudo.

2 comentários:

  1. Oi, Bom dia!

    É uma enorme satisfação saber que existem mais pessoas interessadas no estudo da expressão facial! Sou um profundo admirador da série Lie to Me, tanto é que há algum tempo resolvi inciar um projeto de pesquisa acadêmico sobre o tema e, atualmente, estou escrevendo minha Monografia sobre esta mesma vertente. Assim, como atuo na área jurídica, resolvi fazer uma ponte entre o Direito e a Psicologia, abordando o seguinte tema: A Linguagem Corporal e as Microexpressões Faciais como ciências auxiliares à Tutela Jurisdicional do Estado.

    Queria dizer que o seu blog tem me ajudado bastante a entender mais e mais sobre os aspectos desse universo chamado face humana. Contudo, surgiram algumas dúvidas que espero sanar ao longo desse semestre, em especial quanto ao método FACS. Por exemplo, o que significariam aquelas medições 12C + 25C + 26C etc...?

    Com relação ao post Sistema de Expressão Facial, na Parte II, você conclui afirmando que no post seguinte veríamos as duas abordagens que um estudo de movimentos faciais poderia ter e "o caminho das pedras" no estudo das expressões faciais, além de uma consideração final sobre o FACS para o leque de ensinamentos que se seguriam. Porém, não encontrei consegui localizar a referida postagem.

    Portanto, peço a sua compreensão e colaboração para continuar a escrever sobre meu trabalho de conclusão de curso.

    Desde já, agradeço-o e parabenizo-o pela iniciativa!

    Ah, não pude deixar de reparar que a última postagem se deu em 21 de junho de 2012. O que aconteceu? Vamos alavancar essa fan page! ;D'

    Att.
    Marcos André.
    Acadêmico de Direito.

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem? Meu nome é Thiago, abrimos uma instituição de pesquisas e ensino sobre Microexpressões e linguagem corporal em São Paulo, meu sócio é formado em direito e já atuou em varias áreas. Na verdade eu nem conhecia esse blog, vi somente agora e coincidência vc ter acabado de postar uma pergunta. Fazemos consultorias e acessoria, cursos em nossa sede ou In-company e outros serviços. Nossa base de ensino e diferencial é que utilizamos à risca a motodologia do Paul Ekman. Mais informações nos contate. Att Thiago thiagoluigi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir