.

Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Mundo Das Emoções


Bem, agora que conhecemos um pouco sobre Paul Ekman, podemos começar a aprender a respeito das emoções e de como Ekman veio a descobrir o que foi a base para suas descobertas.
Esse assunto não era muito bem explorado até bem pouco tempo atrás, mas ganhou tremendo espaço nos Estados Unidos e aos poucos está ganhando espaço no mundo. E se popularizou com a série "Lie To Me".
As emoções tem grande influência em nossa qualidade de vida e na qualidade das nossas relações, sejam elas de trabalho, amizades, interações familiares ou em relacionamentos íntimos. Podem nos fazer agir de forma apropriada às situações, mas também a agir de maneira extrema, causando arrependimento mais tarde.


Dada a a grande influência que as emoções tem na vida das pessoas é importante que se entenda como elas ocorrem e também como se manifestam em nosso corpo.


Em seu livro “A Liguagem das Emoções”, Ekman explica como é possível melhorar os relacionamentos através de uma maior compreensão a respeito das emoções, ele diz: “Para reduzir os episódios emocionais destrutivos e aprimorar os construtivos, precisamos saber a historia de cada emoção, o que é cada uma. Ao aprender os gatilhos específicos, aqueles que compartilhamos com os outros e aqueles que são exclusivamente nossos, seremos capazes de diminuir seus impactos ou, no mínimo, de entender o poder de alguns dos gatilhos que resistem a qualquer tentativa de diminuir seu controle sobre nossas vidas. Cada emoção também gera um padrão único de sensações em nosso corpo. Ao nos familiarizarmos com elas, podemos ficar cientes, desde o início, de nossa resposta emocional, a fim de termos alguma chance de escolher se conservamos a emoção ou se interferimos nela.”


O psicólogo tem estudado as emoções há mais de 40 anos, mais especificamente, as expressões faciais e a fisiologia das emoções. Tem examinado pessoas de diversos países, analisando seu comportamento emocional.


Nos próximas postagens vou descrever as pesquisas de Ekman (fazendo comentários sobre meu aprendizado), cobrindo os tópicos: Emoções por meio das culturas, que explica o que o especialista descobriu ao pesquisar o comportamento emocional em diversas culturas, inclusive povoados que vivem isolados do mundo; Quando nos emocionamos?, Se for para mudar a forma pela qual nos emocionamos, devemos conhecer a resposta a essa pergunta. O que ativa cada uma das nossas emoções?; Mudando o que nos emocionou, vamos discutir até que ponto é possível mudar o que nos deixa emocionados; Comportando‑se emocionalmente, será que podemos controlar os sinais emocionais de modo que não se manifestem em nossa voz e fisionomia?.


Depois, então, falaremos sobre as particularidades das emoções que Ekman descobriu serem universais. Vamos entender o que são essas emoções, qual o objetivo de cada emoção, alguns gatilhos ligados a elas e como identificar os sinais dessas emoções nos outros e em nós mesmos.


Espero, nesse primeiro momento, ajudar a esclarecer para os leitores esse assunto misterioso e fascinante e também ajudá-los a usar as informações das emoções para melhorarem sua comunicação e relacionamentos.


E num segundo momento ir mais a fundo nos caminhos que nos tornarão especialistas em decodificar ações emocionais.


Sejam bem vindos ao Mundo Das Emoções.






Fonte: EKMAN, Paul. A Linguagem das Emoções. Editora Lua De Papel, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário